Projeto Politico Pedagógico 2017

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

EMEI ENGENHEIRO GOULART

LOCALIZAÇÃO

   Engenheiro Goulart é um bairro do distrito de Cangaiba, Zona Leste de São Paulo. 
      Engenheiro Goulart, na zona leste, distrito de Cangaíba, tem seu nome ligado ao engenheiro que foi responsável pela construção da estação ferroviária da Central do Brasil, cujos trilhos estão hoje a cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM). As primeiras casas da região surgiram no final do século 20, quando o trem era a grande referencia do local.
      No começo do século 20, a região - como a maioria da capital - era coalhada de pequenas chácaras que abasteciam a cidade com hortifrutigranjeiros. Seus moradores eram italianos, portugueses, espanhóis e principalmente japoneses. O Banco Panamericano comprou as pequenas propriedades e em seguida executou um grande loteamento. O primeiro deles aconteceu em 1925 e o lugar recebeu o nome de Vila Vampré. Em seguida chamou-se Vila Silvia e depois Vila Suburbana. Quando os trilhos da Central do Brasil foram assentados e uma bela estação construída, em 1932, homenageou-se o principal responsável pela arquitetura da estação ferroviária dando ao bairro em definitivo o nome de Engenheiro Goulart.
      No bairro encontram-se:
 - O Parque Ecológico do Tietê, inaugurado em 1982, atende aos moradores da Zona Leste, com 4,5 milhões de habitantes. Ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, que vai desde a Barragem da Penha e São Miguel Paulista ao município de Guarulhos. Ele serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja enchentes na Marginal. Considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, também é um grande laboratório de educação e cultura em relação ao Meio Ambiente, sem descuidar de sua finalidade, que é a preservação da Várzea do Rio Tietê. O Parque conta com o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, Biblioteca, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais (apreendidos pelo Ibama, Polícia Florestal ou doados pela população).
  - Próximo ao prédio da escola está localizado, também o Teatro Flávio Império, este nome em homenagem ao cenógrafo, arquiteto e artista plástico brasileiro. Inaugurado em 1992. Passou por uma grande reforma recentemente e foi reaberto em fevereiro de 2013, tem visão para o Parque Ecológico do Tiete. Localizado na Rua Alves Pedroso, 600, próximo a Avenida Dr. Assis Ribeiro.
- Ama Engenheiro Goulart José Pires – Endereço: Rua Augusto Corrêa Leite, N° 538 - A Engenheiro Goulart - CEP: 03726-100 São Paulo – SP - inaugurada dia 01/01/2008, atende uma região com 70 mil habitantes, 80% dos quais dependentes do SUS.

                                                                                  

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

Pretendendo  conhecer as diversidades culturais presentes em nossa comunidade fizemos levantamento e análise de dados no ano de 2017, para tanto foi elaborado, em horário coletivo, questionário informativo, que foi respondido pelas famílias, tabulado e analisado pela equipe, para sabermos, a origem geográfica de nossa comunidade, seus costumes e sua cultura, a constituição familiar e suas expectativas em relação à Educação Infantil.
Atendemos neste ano uma média de 458 alunos, distribuídos em dois turnos, destes 374 (81%) responderam os questionários.
Após a análise dos dados concluímos que em sua grande maioria as crianças são oriundas de famílias pobres ou muito pobres, com baixa escolaridade. São paulistanas, de famílias paulistanas e de origem nordestina; mas, o número de famílias de origem boliviana e de outros países tem aumentado significativamente ao longo dos anos.
Apenas 81% das famílias, que responderam o questionário, declararam que a criança possui irmãos, e destes 60% tem apenas um ou dois irmãos, o que revela que nesta área há planejamento familiar entre a maioria das famílias.
            Mais da metade do número de nossos alunos reside em bairros vizinhos, tratando a escola como preferencial, utilizando meios de transporte próprios. Embora mais de 45% tenham afirmado morar em casa própria, muitos desconhecem sua real situação de moradia, pois a maioria deles mora em área de invasão.
            Quanto à visão do papel da E M E I, na formação das crianças, embora alguns pais ainda esperem uma escola assistencialista (receber o leite, e demais benefícios) e 33 % que antecipe ou prepare para o ensino fundamental, a maioria demonstra preocupação com uma educação de qualidade, num ambiente agradável e seguro, permeado de respeito, amor, paciência. Felizmente, porém, muitos pais já conseguem perceber a importância da pré-escola trabalhar as potencialidades das crianças em suas diferentes faixas etárias e valorizar a cultura da infância, o brincar como uma forma educativa de grande valor formativo. 
Os dados revelam também que o poder aquisitivo das famílias é baixo, indicando que apenas a minoria dos alunos tem acesso à informatização.
As atividades diárias dos alunos parecem se restringir, quase que exclusivamente a assistir televisão e os passeios se limitam, na maioria das vezes, em visitar parentes e ir ao Parque Ecológico.
Percebe-se que quase 22% dos pais e 68% de mães não estão trabalhando formalmente e que mais de 87% das famílias, tem renda mensal de até 2 salários mínimos. Os dados revelam também que a maioria das famílias professa alguma religião.


 CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE DOCENTE 2017

          A escola conta atualmente com 25 professores, sendo que 20 estão em regência, 3 estão em módulo e 2 são readaptados. A equipe é do sexo feminino. Das que estão em regência 9 acumulam cargo em outra unidade (municipal, estadual ou particular), 1 acumula cargo na mesma unidade e 13 professoras não acumulam cargo.
Os dados a seguir foram coletados com 23 professores.
Quanto a faixa etária 22% têm de 28 a 35 anos, 38% têm entre 35 e 45 anos e 35% têm de 45 a 55 anos e 5% mais de 55 ou mais anos de idade. A maioria dos professores, 92% se considera branco, 8% pardo e nenhum negro.
Toda tem nível superior: 17 com formação em pedagogia, 2 em letras, 1 em química, 2 em ciências biológicas, 1 em matemática; 14 fizeram pós-graduação. Dentre elas 15 cursaram o magistério (antiga habilitação de 2º grau).
Com relação ao tempo em que exerce a profissão, 8% (2 professoras) tem de 1 a 4 anos, 28% (7 professoras) tem de 8 a 11 anos; 16% (4 professoras) tem de 14 a 17 anos; 20 % (5 professoras) tem de 22 a 26 anos e 8 % (2 professoras) tem de 28 a 29 anos, 16% (4 professoras) tem de 30 a 34 anos de profissão. Concluímos que 73% das professoras têm 8 anos ou mais de experiência.
Com relação ao tempo na Unidade 4% (2 professoras) tem menos de 1 ano; 53% (10 professoras) de 2 a 4 anos; 13 % (4 professoras) tem de 5 a 10 anos; 12 % (3 professoras) tem de 13 a 16 anos e 16 % (4 professoras) tem de 19 a 21 anos. Concluímos que a maioria, ou seja, 72 % das professoras têm menos de 10 anos de exercício na Unidade.
            Quanto ao planejamento das aulas, 39% dos professores dedicam até 4 horas semanais ao planejamento de suas aulas; 35% dedicam de 4 a 8 horas e 26% dedicam oito ou mais horas de planejamento.
            A maioria dos professores não exerce outra atividade geradora de renda, o que corresponde a 92%; 8% tem outra fonte de renda, mas vinculada a educação. 
            Quanto ao hábito de leitura dos professores, 65% sempre leem livros de histórias infantis, 53% leem literatura, 39% leem revistas especializadas, 39% leem jornais e revistas e 30% responderam que leem outros gêneros.
  
CONCEPÇÕES DE CRIANÇA, INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL



“...a criança como pessoa capaz, que tem direito de ser ouvida e de ser levada a sério em suas especificidades enquanto ‘sujeito potente’, socialmente competente, com direito à voz e à participação nas escolhas; como pessoa que consegue criar e recriar, “verter e subverter a ordem das coisas”, refundar e ressignificar a história individual e social; como pessoa que vê o mundo com seus próprios olhos, levantando hipóteses, construindo relações, teorias e culturas infantis por meio da expressão e da manifestação nas diferentes linguagens e nos diferentes modos de agir, construindo seus saberes e (re)ensinando aos adultos a olhar o mundo com “olhos de criança”. 

(NORMATIVA 01/2013) 

A criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere.
Nessas condições ela faz amizades, brinca com água ou terra, faz-de-conta, deseja, aprende, observa, conversa, experimenta, questiona, constrói sentidos sobre o mundo e suas identidades pessoal e coletiva, produzindo cultura.
O conhecimento científico hoje disponível autoriza a visão de que desde o nascimento a criança busca atribuir significado a sua experiência e nesse processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediada pelas orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem e pelas explicações e significados a que ela tem acesso.
O período de vida atendido pela Educação Infantil caracteriza-se por marcantes aquisições:
a marcha, a fala, o controle esfincteriano, a formação da imaginação e da capacidade de fazer de conta e de representar usando diferentes linguagens. Embora nessas aquisições a dimensão orgânica da criança se faça presente, suas capacidades para discriminar cores, memorizar poemas, representar uma paisagem através de um desenho, consolar uma criança que chora etc., não são constituições universais biologicamente determinadas e esperando o momento de amadurecer.
Elas são histórica e culturalmente produzidas nas relações que estabelecem com o mundo material e social mediadas por parceiros mais experientes.
Assim, a motricidade, a linguagem, o pensamento, a afetividade e a sociabilidade são aspectos integrados e se desenvolvem a partir das interações que, desde o nascimento, a criança estabelece com diferentes parceiros, a depender da maneira como sua capacidade para construir conhecimento é possibilitada e trabalhada nas situações em que ela participa. Isso por que, na realização de tarefas diversas, na companhia de adultos e de outras crianças, no confronto dos gestos, das falas, enfim, das ações desses parceiros, cada criança modifica sua forma de agir, sentir e pensar.
Cada criança apresenta um ritmo e uma forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade, e elabora um modo próprio de agir nas diversas situações que vivencia desde o nascimento conforme experimenta sensações de desconforto ou de incerteza diante de aspectos novos que lhe geram necessidades e desejos, e lhe exigem novas respostas. Assim busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-as continuamente em cada interação, seja com outro ser humano, seja com objetos.
Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz. Na história cotidiana das interações com diferentes parceiros, vão sendo construídas significações compartilhadas, a partir das quais a criança aprende como agir ou resistir aos valores e normas da cultura de seu ambiente. Nesse processo é preciso considerar que as crianças aprendem coisas que lhes são muito significativas quando interagem com companheiros da infância, e que são diversas das coisas que elas se apropriam no contato com os adultos ou com crianças já mais velhas. Além disso, à medida que o grupo de crianças interage, são construídas as culturas infantis.
Também as professoras e os professores têm, na experiência conjunta com as crianças, excelente oportunidade de se desenvolverem como pessoa e como profissional. Atividades realizadas pela professora ou professor de brincar com a criança, contar-lhe histórias, ou conversar com ela sobre uma infinidade de temas, tanto promovem o desenvolvimento da capacidade infantil de conhecer o mundo e a si mesmo, de sua autoconfiança e a formação de motivos e interesses pessoais, quanto ampliam as possibilidades da professora ou professor de compreender e responder às iniciativas infantis.

(DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS)





FINS E OBJETIVOS

                  A EMEI “Engenheiro Goulart” tem como objetivo garantir às crianças nela matriculada o direito de viver situações acolhedoras, seguras, agradáveis, desafiadoras, que lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, selecionadas por seu valor formativo em relação aos objetivos expostos.
            As interferências acontecem mediante um processo interativo, dinâmico e dialógico em que os educadores atuam como lideranças mediadoras no Processo Ensino Aprendizagem, processo este que tem como base a aprendizagem das competências e habilidades e o desenvolvimento das potencialidades, inclusive lúdicas.
Ainda como objetivo da educação, está o de conseguir uma participação/articulação da família na vida escolar dos nossos educandos. Importante elencar também, como fins e objetivos da educação na nossa Unidade Educacional, o atendimento prioritário dos casos de situação de risco pessoal e social da criança, da inclusão de crianças com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.

Referências Legais e Curriculares:


v              Constituição da República federativa do Brasil Constituição Federal de 1988 – Art.° 205.
“A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

v              Lei 9394, 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional – Art.° 22.
“A Educação Básica tem por finalidades  desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

v              Lei 12.796, 04/04/2013 que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional – Art.° 29.
“A educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de até os cinco anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

v              Orientação Normativa nº 01 de 02 de dezembro de 2013, “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”.
“(...) um oásis, um lugar onde se torna criança, onde não se trabalha, onde se pode crescer, sem deixar de ser criança, onde se descobre (e se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais variadas com o ambiente, com os objetos e as pessoas, principalmente entre elas: as crianças.(FARIA , 2003)”

v Lei 8069, 13/07/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – art.° 53.
“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
                                                                        I.        - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
                                                                      II.        - Direito de ser respeitado por seus colegas e educadores;
                                                                    III.        - Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
                                                                   IV.        - Direito de organização e participação em entidades estudantis;
                                                                     V.        - Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
Parágrafo único: é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.”

v Referências Curriculares Nacionais para a Educação infantil – RCNEI
“A Educação Infantil tem a função de possibilitar a todas as crianças, sem discriminação de cor, credo, gênero, assim como àquelas portadoras de necessidades especiais, uma vida coletiva diferente e complementar ao contexto familiar, assegurando experiências em um novo meio baseado em relações estáveis e afetivas com adultos e outras crianças”.
v Portaria 6837, 23/12/2014 – Dispõe sobre normas gerais do Regime Escolar dos Educandos.
“Art. 36 - São registros obrigatórios para a Educação Infantil:
l - matrícula e Registro Geral do Aluno- RGA ;
ll - Diário de Classe;
III - ata das reuniões pedagógicas;
IV - relatório descritivo contendo:
a) o percurso realizado pelo grupo, decorrentes dos registros semestrais;
b) o percurso realizado pela criança, individualmente, no processo de desenvolvimento e aprendizagem;
c) anotações contendo falas ou outras formas de expressão da criança que reflitam sua auto análise;
d) parecer do educador fundamentado nas observações registradas no decorrer do processo;
e) parecer da família quanto as suas expectativas e aos processos vividos;
f) observações quanto à frequência da criança na Unidade, como indicador de sua interferência no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança;
g) outras informações julgadas pertinentes.”



PLANO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO

ARTICULAÇÃO DA GESTÃO DA UNIDADE EDUCACIONAL

Associação de Pais e Mestres

Objetivos:
Ø  Aplicar devidamente os recursos administrados por esta associação.
                                
Ações:
Ø  Elaborar plano anual de atividades e utilização de recursos.
Ø  Elaborar relatórios de atividades apresentando-os à assembleia geral em reuniões ordinárias.
Ø  Apresentar ao conselho fiscal bimestralmente o balancete e anualmente ao final do mandato o balanço e o relatório anual das atividades da associação acompanhados das contas do exercício inclusive as que versarem sobre a utilização de eventuais verbas oriundas de outras instituições.
             
Resultados esperados:
Ø  Obter um bom aproveitamento dos recursos disponíveis.

Cronograma:
Durante a sua vigência na unidade escolar.
              
Avaliação:
Análise do conselho fiscal do relatório anual das atividades da associação.

CONSELHO DE ESCOLA

Objetivos:
Ø  Assegurar a participação de todos os membros de forma igualitária, com poder de decisão compatível com a legislação, visando o crescimento e o desenvolvimento das ações escolares.

Ações:
Ø  Definir diretrizes e metas de ação da escola para cada período letivo que deverão orientar e a elaboração do Projeto Pedagógico.
Ø  Avaliar o desempenho da escola, decidindo sobre a organização e funcionamento da mesma.

Resultados esperados:
Que o trabalho pedagógico seja compatível com as necessidades do aluno, inteirando a comunidade escolar na gestão da U.E.

Cronograma:
Durante a sua vigência na unidade escolar.
              
Avaliação:
Discussões nas reuniões ordinárias e nas avaliações finais.
  
ORGANIZAÇÃO

A escola tem 14 classes, organizadas em dois (2) turnos, assim distribuídas:

v 1º turno:
- 3 salas de Infantil I – Faixa etária 4 anos – 35 alunos
- 4 salas de Infantil II – Faixa etária 5 anos – 35 alunos

v 2º turno:
- 3 salas de Infantil I – Faixa etária 4 anos – 35 alunos
- 4 salas de Infantil II – Faixa etária 5 anos – 35 alunos

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES


7H00 ÀS 13H

               Lanche                                                               Almoço
sala
horário

sala
horário
01/02
07h30 às 07h45

01/02
11h00 às 11h20
03/04
07h50 às 08h05

03/04
11h25 às 11h45
05/06
08h10 às 08h25

05/06
11h50 às 12h10
07
08h30 às 08h45

07
12h15 às 12h35







13H00 ÀS 19H

             Almoço                                                                 Lanche

 sala
horário

sala
horário
01/02
13h30 às 13h50

01/02
16h00 às 16h15
03/04
13h55 às 14h15

03/04
16h20 às 16h35
05/06
14h20 às 14h40

05/06
16h40 às 16h55
07
14h45às 15h05

07
17h00 às 17h15


Práticas Pedagógicas de Trabalho



As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da EMEI Engenheiro Goulart têm como eixos norteadores as interações e a brincadeira, respeitando os seguintes princípios:
 Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
 Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Essa proposta pedagógica tem como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Para efetivação de seus objetivos, essas propostas procuram prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
      A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
       A indivisibilidade das dimensões expressivo motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;

       A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.

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